Área Pastoral Três

HISTÓRIA DA REGIÃO PASTORAL III – Paróquia Sant’Ana.

A região pastoral III foi criada em 1988 logo após a criação da Prelazia de Itaituba da qual passou a pertencer. Mas antes já havia uma caminhada da Igreja católica bem interessante, que começou com padres Pedro, Salvador e Gervásio da diocese de Santarém, sendo os primeiros padres a trabalhar na região.
Nos anos 70 no início da colonização, da abertura das Rodovias Transamazônica e Santarém Cuiabá, não existiam capelas. As Celebrações de Missas eram realizadas em barracos improvisados ou na sombra das árvores. As primeiras capelas construídas foram: Km 25 São Pedro, Km 75 São José e Km 30 Perpétuo Socorro.
 Frei Roberto Schming OFM chega em 1983 também da Diocese de Santarém, deu bastante ênfase na organização do povo, formação de lideranças leigas e na criação das comunidades. Os cursos de formação eram ministrados na maioria em Santarém, o que dificultava  a participação de um número maior de lideranças.  Frei Roberto Schming OFM começou um trabalho mais consistente na região trazendo consigo a idéia das CEBs, (Comunidades Eclesial de Base).
Em uma área geográfica muito grande, organizou as comunidades Ribeirinhas de Itaituba até a vila de Barreiras, continuando na estrada Transamazônica de Miritituba até o Km 115, posteriormente estendendo-se até o Km 122, sentido a Rurópolis. O mesmo deu continuidade à formação de lideranças e deu início aos ministérios de leigos, Ministros da Eucaristia e posteriormente Ministros do Batismo.
No ano de 1984 receberam o mandato os primeiros Ministros da Eucaristia sendo, Maria de Lurdes Maffioleti no Km 30, Lorena no Km 21, Maria Filagrana  Km 70, José Frederico e Erosi (Lola) no Km 75. O mandato foi conferido por Dom Lino Vombomel da Diocese de Santarém, renovado a cada ano. Com o aumento no número de comunidades, para facilitar a comunicação e organização, foi criada uma Coordenação e dividida a região em 3 mini-áreas: 1ª: na Transamazônica de Miritituba ao km 35; 2ª: do km 40 ao km 115; e 3ª: beira do rio Tapajós até Barreiras. A Estrada de Pimental pertencia a mini-área 1 e a estrada Transfordlândia pertencia a mini-área 2.
Em 1983 foram construídas casas para o padre nas Comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Km 30 (Campo Verde) e na Comunidade São José Km 75 (Cupari). Também foi construído barracão comunitário nestas comunidades, onde eram realizados os encontros de formação, chamados de Semanas Catequéticas, que aconteciam separadas da paróquia de Itaituba. A prelazia de Itaituba foi criada em 1988 e seu primiero bispo Dom Capistrano Henn (OFM) tomou posse em outubro do mesmo ano.
Em 1992 com a implantação das CEBs, formação dos leigos, a igreja da região deu um significativo passo na abertura da evangelização do povo, com o povo e para o povo. Foram nomeados seis Ministros Extraordinários do Batismo: Maria Tereza (Têtê), Raimundinho, Maria de Fátima, José Valdinete, Moisés e Egidio.
Em 1991 foi criada a Associação Comunitária Católica da Transamazônica, Santarém Cuiabá e Tapajós, com o objetivo de melhorar o transporte e o escoamento da produção dos agricultores. Comprou-se um caminhão, uma cafuringa, seis animais e uma casa de apoio em Rurópolis, tudo isso com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo dessa região e incentivar a agricultura familiar, porém, por falta de experiência e incentivo do governo na implantação das políticas públicas e manutenção das vicinais, o projeto se tornou insustentável. Foram vendidos os bens da associação para quitar dividas do caminhão.
Em 1994 o tema da Campanha da Fraternidade, A Fraternidade e a Família, foram feitas visitas domiciliares em toda região pastoral III. Para facilitar este trabalho as mini-áreas foram divididas em distritos. Neste período a região alcançou o numero de 68 Comunidades. Para atender toda esta demanda a região tinha o apoio de uma coordenação composta pelo padre, 2 agentes de pastoral leigos liberados e várias lideranças das comunidades.  
Em 1995 no inicio do ano, Frei Roberto se afastou da região por motivo de saúde. A Coordenação e os ministros leigos deram continuidade nos trabalhos de evangelização e organização do povo. Frei Roberto retornou no final do ano de 1995 porém, o problema de saúde se agravou e ele teve que deixar a região de vez, mas, fez uma doação em dinheiro para construir um centro de formação no Km 78 da Transamazônica chamado “Cavernas”. Espaço este que havia sido doado por José Frederico e dona Geni.
Em 1996 veio o padre Francisco Cohn da ordem do Verbo Divino, preparar o terreno para o Jovem padre Gregório, que assumiu a região no mesmo ano e morava em Ruropólis. Posteriormente foi desmembrada da Região Pastoral III os distritos da Transfordlândia e do rio Tapajós.
Com a saída de frei Roberto, várias mudanças foram acontecendo. Foi rescindido o contrato dos agentes leigos de pastoral, a coordenação se fragiliza, não foi mais renovado o mandato dos Ministros extraordinário do Batismo, ficando somente os Ministros da Eucaristia.
Em 1999 vieram os Padres da Missão – Vicentinos. Padre Pedro, padre Evaldo e padre Arno. Os mesmos preferiram morar em Campo Verde Km 30, localizando-se no meio da Região III. Os três reforçaram os distritos e fizeram um acordo com as paróquias de Rurópolis e de Trairão, que diminuiu na Transamazônica do Km 122 até o Km 85 ficando para Rurópolis 9 comunidades, assim, a Região III termina no Km 78 nas Cavernas. Em compensação ganhou algumas comunidades que pertenciam a paróquia de Trairão na Santarém-Cuiabá, totalizando 48 comunidades na região pastoral III.
Na parte social os padres Arno, Pedro e Evaldo contribuíram para que fosse implantado o ensino médio modular em Campo Verde Km 30. Se tornaram os primeiros professores no ano 2000, até que o município viesse a contratar professores. Alguns padres tiveram uma passagem rápida pela região: foram padre Arthur, padre Francisco (Chiquinho) e o padre Jair, nesta fase dos padres vicentinos continuaram acontecendo os encontros de formação (semanas catequéticas), encontros de distritos, participação nos encontros das CEBs da Transamazônica e Santarém-Cuiabá. O padre Arno se empenhou fortemente na organização dos trabalhadores rurais, na criação de associações comunitárias, cooperativas, na criação do Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163 sendo o seu 1° coordenador.
Em uma nova fase chega o ainda diácono João Carlos Portes em março de 2007 que depois de ser ordenado no mesmo ano em são Mateus do Sul no Paraná, permanece na região dando total apoio à Igreja e incentivando os trabalhadores a lutarem por seus direitos. Com o padre Arno e o leigo Egidio, ele articulou a criação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em 2008, haja visto que os problemas fundiários desmatamento, extração ilegal de madeira e a grilagem de terra estavam gerando vários conflitos no chamado território BR 163, chegando a acontecer vários assassinatos de trabalhadores na região, assim também como conflitos gerados pelo anúncio dos grandes Projetos.
Com a saída do padre Arno da região veio padre Joubert Luciano Ferrarezi, que ainda está num processo de adaptação, mas contribuindo no atendimento às Comunidades.
Abaixo listamos as comunidades da Região Pastoral III, com algumas fotos.

Distrito I: Estrada do Pimental
- Comunidade São Francisco – km 10
- Santa Luzia – Km 20
 - Comunidade São Pedro – km 15
- Santa Maria – km 25
 - São Francisco – km 35
- São Sebastião – Pimental
- Aldeia Sawré Maybu

Distrito II: Miritituba – Km 25
- Nsra de Nazaré – Miritituba
- N. Sra. da Conceição – Miritituba
- N. Sra. de Fátima – Boa Vista – km 17
- São João Batista – Km 17
- Santo Antonio – km 11
- Santa Luzia – Km 11
- N. Sra. Aparecida – Km 21
- Santa Rosa – Km 21
- São Pedro – Km 25
- Santa Rita – Km 11

Distrito III – km 30 – km 45
- N. Sra. do Perpétuo Socorro – Km 30
- Santo Antonio – Km 26
- São Raimundo – Km 30 – vicinal
- São Francisco – Km 35
- São José – Km 40 Batatal
- São Francisco – Km 40
- N. Sra. Aparecida – Km 40
- São Francisco – Km 45 Igarapeaçu
- N. Sra. de Fátima – Km 35
- São Luis – Km 35

Distrito IV- Km 55 – Km 78
- N. Sra. Aparecida – Km 55
- São Judas Tadeu – Km 70
- São José – Km 75
- Cavernas
- Santa Marta – Km 60
- Santa Luzia – Km 60
- Santa Cruz – Km 65 – Baixão-
Santo Antonio – Km 70 – Boiadeiro
- Bom Jesus – 1ª. Vicinal da Transfordlândia
- Marianópolis – Km 65

Distrito V – Vicinal do Brabo – gleba 8
- Cristo Rei – Itapacurazinho
- Bom Jesus
- Santo Antonio – Itapacurá
- N. Sra. de Nazaré – gleba 8 
- Santa Luzia – Vicinal do Brabo / Cacau
- Perpétuo Socorro
- São Raimundo – Km 40
- São José – Km 45
- Cristo Rei II – Km 45- São Lucas
- Sagrado Coração de Jesus – Monte Muriá

O histórico foi feito a partir de informações de pessoas mais velhas da comunidade e catequistas.
Egidio Alves Sampaio
Jurandir Alves
Pe. João Carlos Portes